Para combater a desigualdade de gênero, uma escola em Vigo, na Espanha, ensina meninos a fazerem tarefas domésticas. O programa do Colégio Montecastelo inclui habilidades essenciais para a vida, como limpar, cozinhar e costurar. O objetivo da escola é tornar os garotos mais independentes e capazes de ajudar na manutenção da casa, destaca o Bored Panda.
LEIA MAIS:
- Romulo Estrela fala sobre tabu de meninos brincarem com bonecas
- Pais criam acampamento para ensinar aos filhos habilidades para a vida
- Criança: 6 ideias criativas de forte e cabana para você construir com seus móveis
O projeto da escola, liderado por voluntários da administração e alguns pais de alunos, não passou despercebido nas redes sociais. Algumas pessoas valorizam a iniciativa, outras acham que as atividades deveriam ser ensinadas em casa, não na escola.
Há ainda quem acredita que, na verdade, o programa reforça os papéis de gênero porque rotula certas atividades como ‘masculinas’ ou ‘femininas’ em vez de vê-las como habilidades universalmente úteis.
O Bored Panda falou sobre a importância de meninos e meninas compartilharem tarefas domésticas com Dan Bacon, especialista em relacionamento e fundador do site The Modern Man. “Faça isso como um ato de amor, porque você ama a outra pessoa e não quer que ela fique ainda mais estressada nesse momento (pandemia)”, disse.